Carroceria ‘em sanduíche’ ultra leve de carro só pesa 80 kg

Carroceria de 80 kg

CARCAÇA COM APENAS 50 PEÇAS

Do blog HotGaragem

Um carro pequeno desses que se vê circulando pesa em torno de 1 mil quilos, contando o motorista. Se for um Hummer, passa fácil das duas toneladas, independentemente do volume físico dos ocupantes.

Ora, sabe-se que apenas o peso da estrutura externa implica em dois terços do consumo de combustível dos automóveis, em média. Por essas e outras, tem carrinhos que chegam aos 15 quilômetros rodados por litro de consumo, enquanto o jipão de guerra americano devora um litro a cada dois km.

Qual a solução então que se encontrou na Alemanha? Construir automóveis “em sanduíche” — poucas peças e design simplificado são o segredo das carrocerias de apenas 80 quilos. Acredite se quiser.

Enfim, a ideia de construir um carro leve sempre esteve longe de ser inédita, mas uma equipe de pesquisadores do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) imagina ter chegado a uma nova fórmula.

Esta estrutura “em sanduíche” teria as partes externa e interna de alumínio e um núcleo de espuma de plástico de alto desempenho, para aumentar a resistência.

“A estrutura sanduíche é relativamente rara”, comenta Michael Kriescher, do grupo de pesquisa do DLR. “É utilizada em carros de corrida, geralmente em fibra de carbono, mas não na produção em série.”

SIMPLICIDADE E LEVEZA

Enquanto a maior parte das carrocerias de automóveis consiste de 200 a 300 peças de metal, a estrutura concebida pela equipe alemã é relativamente simples, compondo-se apenas de cerca de 50 componentes.

Sua manufatura, portanto, envolve um número bem menor de máquinas e linhas de montagem menos complexas, afirma Kriescher.

“Acreditamos que os custos de investimento serão muito menores, devido ao pequeno número de elementos e à forma relativamente simples”, disse o engenheiro.

Ele prevê ainda que, sobretudo dos mercados em desenvolvimento, os fabricantes poderiam produzir as peças a preços competitivos, para lotes de pequeno a médio volume.

Segundo Kriescher, o peso do próprio veículo é responsável por cerca de dois terços do consumo de combustível nos automóveis. Assim a redução de peso foi um dos alvos de sua equipe, ao desenvolver a nova carcaça ultraleve “em sanduíche”, que marca apenas 80 quilos na balança.

Um dos projetos propostos pelos engenheiros do DLR é um carro de dois assentos, pesando um total de 500 quilos, e que poderia ser facilmente convertido num veículo de cinco assentos para o mercado da Índia.

A equipe de pesquisadores já completou o modelo de cálculos e a estrutura em CAD (desenho assistido por computador).

Até o fim de 2012, eles pretendem ter construído um protótipo, inclusive motor, e realizar um teste de impacto na unidade de testes do próprio Centro Aeroespacial, em Stuttgart.

Com Deutsche Welle

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