Champignon substitui plástico como matéria-prima de embalagens
INSUMOS À BASE DE COGUMELO RECICLADO
Que os champignons usados no preparo de uma infinidade de receitas culinárias harmonizam super bem com vinhos não é novidade para ninguém que tenha bom gosto e paladar apurado.
Mas o que talvez nem todos saibam é que os cogumelos saltaram dos pratos e panelas para entrar na composição de um novo tipo de material usado, inclusive, na fabricação de embalagens.
Não exatamente o fungo comestível fresco ou em conserva, com a forma de “casinha dos Smurfs” que conhecemos, mas o micélio, uma rede de células filiformes que fazem parte de sua estrutura.
Pois bem, esse componente orgânico foi isolado pela empresa Ecovative Design a fim de dar liga a subprodutos agrícolas capazes de substituir materiais plásticos para proteger e embalar produtos.
Os resíduos biológicos de baixo custo e impacto ambiental, 100% recicláveis, também são aplicados em diversos ramos industriais, das forrações de veículos até materiais flutuantes em pranchas de surfe.
O curioso é que esse “mix” de cogumelos e subprodutos agrícolas se desenvolve naturalmente dentro de moldes ao longo de alguns dias, formando uma vedação hermética que já sai pronta para o uso.
Veja mais AQUI