Chaveiro articulado de caranguejo real promove cidade pesqueira
CRUSTÁCEO GIGANTE EM RISCO DE EXTINÇÃO
O mais bacana deste chaveirinho é que quatro partes do caranguejo são articuladas. Pendurado na argola, o bichinho de metal fundido se encolhe na carapaça; invertido, as pernas e puãs se abrem.
O souvenir foi criado para promover a cidade portuária de Seattle, importante terminal pesqueiro na costa noroeste do Pacífico, responsável por grande parte do abastecimento de pescado nos EUA.
Mas um problema ecológico se agravou e o brinde-símbolo pode perder o significado. É que a pesca do caranguejo real vermelho começou a entrar em colapso pela acidificação do Mar de Bering.
Com seu habitat ameaçado pelas emissões de CO², o crustáceo gigante que atinge até 1,80 m de envergadura poderá sumir dos cardápios norte-americanos e levar milhares de empresas à falência.
É paradoxal porque a pesca sustentável sempre foi mantida sob estritos parâmetros. As fêmeas, além dos machos que não cumpriam um tamanho mínimo, eram devolvidos imediatamente ao mar.
E assim, após décadas e décadas sendo carregados pelos barcos como tesouros encontrados no fundo de um mar rico e fértil, os caranguejos poderão sumir do horizonte. E os de divulgação também.
Clique nos links sublinhados do texto para saber mais.