Com Ibope em queda patrocinador da TV Globo fica no prejuízo

AUDIÊNCIA CHUTA A GLOBO PRA ESCANTEIO

Cresce rejeição à TV Globo

O Chefe de Redação

Não há lógica comercial que justifique que a TV Globo continue sendo a campeã disparada do faturamento publicitário no país se ela não entrega ao patrocinador a contrapartida, em audiência, aos altíssimos preços que cobra pela veiculação de anúncios.

Os mais recentes dados do Ibope comprovam que a emissora vem sofrendo uma perda constante de telespectadores na maioria de seus programas — não incluídos na lista os sazonais como BBB, F1 e futebol que, por sinal, também apresentam queda.

E não adianta ninguém alegar que boa parte das pessoas está assistindo à Globo na internet, porque isso não é verdade. Qualquer observador atento sabe que a migração para a rede não inclui ver televisão. Não faz o menor sentido. Nem a TV paga ainda conta.

Veja as principais quedas de audiência nas tabelas abaixo, considerando o “share” — que é a participação do programa no número de TVs ligadas; ou seja, do X% de aparelhos ligados em determinada hora, Y% estavam sintonizados no programa tal…

Audiência dos programas da Rede Globo

NOVELA DAS 21h

Das três novelas no biênio 2011/2012, a única que teve algum ganho foi “Avenida Brasil”, com inexpressivo crescimento de 1% no ibope e 5% no share.

Mas, certamente, esse ganho já será consumido pela má performance da atual “Salve Jorge”.

NOVELAS DAS 18H e 19H

As novelas das 18h e 19h, por sua vez, tiveram quedas marcantes. Entre 2011 e 2012, a novela das 18h perdeu 12% de ibope e 5% de share.

Já a novela das 19h perdeu 10% de audiência e 5% de share. Cada ponto vale por 60 mil domicílios na Grande SP.

AFUNDA! AFUNDA!

De longe, o produto fixo que mais ibope perdeu no último biênio foi o veterano “Esporte Espetacular”, que caiu 16% no ibope e 10% no share.

Esse seria um motivo da reação do público às risadinhas de Tande que, como excelente ex-jogador de vôlei, é um insosso apresentador.

CALDEIRÃO ESFRIA

Outra atração fixa que chama a atenção por estar esfriando de verde é o “Caldeirão do Huck”.

O programa perdeu entre 2011 e 2012 cerca de 12% de índice de audiência e 6% de share.

OS URUBÓLOGOS

As mudanças promovidas no “Bom Dia Brasil” também não surtiram efeito: caiu 12% em ibope e 7% em share. Está perdendo fôlego para o “Fala Brasil” da Record.

Também, com a Miriam Leitão lá, com a sua descarada torcida contra o crescimento da nossa economia, queriam o quê?

MAIS BAIXARIA

Ninguém parece ter ficado muito surpreso com a transferência do programa de Fátima Bernardes para o núcleo de Boninho, com uma guinada ainda maior rumo à popularização do programa — para alguns, com ar elitista demais.

A partir de agora, pode esperar baixaria, cafajestagem e quadros-reality no matinal da Globo. Não se espante se o “Encontro com Fátima” virar uma espécie de cover do “Esquenta”, de Regina Casé.

Com informações de Ricardo Feltrin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *