Cucujo: ‘besouro de fogo’ é o inseto mais brilhante do mundo

OLHOS CINTILANTES NAS NOITES DE VERÃO


Junto com o verão tropical chega o inseto mais brilhante do mundo. Adultos se espantam e crianças ficam alvoroçadas com o bicho de “olhos brilhantes” e seus 45 millilamberts de bioluminescência.

Mas não é um vagalume e nem pisca como eles. Trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido como Besouro de Fogo ou Cucujo. E é barulhento: provoca fortes estalos dobrando segmentos do corpo.

Pyrophorus noctilucus

Ele parece exibir luz contínua e brilha muito mais forte quando está estressado; sempre que o tocamos ou quando cai de alguma altura. O animal também possui uma pequena área brilhante no abdômen.

Parece ser um eficaz comportamento de defesa para confundir seus predadores, incluindo os humanos. Sim, no escuro ele parece mais assustador e maior do que seus 2 a 4 centímetros de comprimento.

Outra malandragem é o aparente torpor que exibe no vídeo acima. Sob ameaça se finge de morto mas quando espremido levemente entre os dedos dá seus estalos convulsivos, além de brilhar mais forte.

Tão logo o “perigo” se afaste, em alguns minutos o inofensivo besourinho luminoso – habitante das matas e florestas nas três Américas – volta a se movimentar. Veja uma boa galeria de ampliações aqui.

37 thoughts on “Cucujo: ‘besouro de fogo’ é o inseto mais brilhante do mundo

  • 21 de novembro de 2023 em 12:41
    Link permanente

    Acabei de ver um aqui no meu trabalho, Guarulhos, achei lindo nunca tinha visto fiquei impressionada, mas levei um sustinho srsrsr estava agachada e cai no chão pra trás srsrsr por essa defesa dele de fingir de morto, ai mexi nele devagar ele foi lá e deu um pulo com estalos rsrsr imagina rsrsrsr …. depois soltei ele no jardim.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2022 em 19:44
    Link permanente

    Acabei de vê um aqui em casa também,achei interessante pra caramba,nunca tinha visto um desses…muito legal.

    Resposta
  • 30 de setembro de 2022 em 01:41
    Link permanente

    CARACA!!! Vi um agora aqui em Catalão/GO. Apareceu do nada dentro do meu quarto! Achei que fossem dois vagalumes cruzando mas eram “olhinhos”… Nunca vi isso aqui, nem na roça! Tinha vagalumes, agora raros, e hoje conheci esse serzinho!!! Brigada Deuxxx ✌✨

    Resposta
  • 23 de julho de 2022 em 11:02
    Link permanente

    Peguei um achando que era vagalume fui pesquisar estava como vagalume tec tec ,fiquei surpreso vendo essa matéria em saber q não é vagalume .

    Resposta
  • 21 de janeiro de 2022 em 08:07
    Link permanente

    Bom dia ! Comigo foi diferente estávamos com um problema de encanamento em casa, aí passamos o dia concertando o encanamento em cima da casa , quando foi a noite subi com a lanterna do celular pra ver se não tinha nenhum vazamento no serviço que fizemos, mas quando cheguei em cima do telhado e me deparei com aquele inseto de olhos brilhantes confesso que fiquei espantado, e cada vez que Eu chegava mais perto dele aí que Ele brilhava mais, achei que fosse um inseto venenoso e que iria me atacar por medo tbem é claro ou por defesa próprio, só sei que acabei descendo do telhado e nem olhei se o serviço tinha ficado perfeito sem vazamento kkkkk desci Rapidamente a escada e fiquei curioso em saber sobre esse inseto, mas que bom que Ele é inofensivo, muito obg pela explicação sobre esse inseto que só aparece no verão, pra mim foi uma experiência ter conhecido esse besourinho kkkkk.

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2022 em 23:03
    Link permanente

    Muito bom essa matéria. Moro na cidade e em um condomínio, mas ha alguns meses fizemos uma horta comunitária e fica bem em frente a minha janela da sala (moro no primeiro andar). E esta noite vi 6 pares de olhinhos verdes muito brilhantes, andando sobre as folhas das berinjelas. De começo pensei se tratar de vagalumes, mas estes não voavam e nem piscavam, apenas tinham os olhos bem verdes florescentes e vivos, vim pesquisar e parei aqui. Obrigada

    Resposta
  • 25 de outubro de 2021 em 20:21
    Link permanente

    interessante vim pesquisar pois tem um na minha mesa a este instante, a muito tempo não tinha visto eles assim como os vagalumes que estão quase em fase de extinção…

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2020 em 11:22
    Link permanente

    E tem um que é uma minhoquinha com a parte de trás brilhante

    Resposta
  • 29 de novembro de 2020 em 23:20
    Link permanente

    Comecei no Google procurando por vaga-lumes. Depois descobri que essa maravilha era o inseto mais bioluminescente do mundo. Foi êxtase. Segurei ele por um tempo. Valeu a pena. Muito lindo.

    Resposta
  • 30 de setembro de 2020 em 08:42
    Link permanente

    Sem saber do que se tratava pisei nele, as aluzes dos olhos se apagaram aos poucos. Depois fui pesquisar, qdo vi a maldade que tinha feito voltei para pega-lo , ele ja não estava mais lá no quarto. Esperou eu sair pra vazar. Que bom que sobreviveu.

    Resposta
  • 7 de janeiro de 2020 em 09:17
    Link permanente

    Minha esposa me acordou na madrugada espantada com uma luz brilhante entrando no quarto kkkk, eu levei um susto, parecia alguém entrando no quarto com um celular na mão (kkkk foi o que me veio a mente na hora kkkk). Pulei da cama já em posição de Bruce Lee, mas então vi que se tratava de um inseto, nunca tínhamos visto esse inseto. Levei ele para a minha horta, mas nunca mais o vimos novamente.

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2020 em 20:54
    Link permanente

    Apareceu um pra mim. Primeira vez que vi um, achei tão magnifico, que resolvi procurar mais informações sobre o inseto.

    Resposta
  • 1 de janeiro de 2020 em 21:58
    Link permanente

    Apareceu um aqui em casa. Acho que é coisa boa. Um ser lindo. Dizem que é sorte. Eu acho.

    Resposta
      • 24 de outubro de 2021 em 03:48
        Link permanente

        Muito legal essa matéria! Eu achava que era um vagalume. Obrigada por me esclarecer. Aqui na chácara de Bueno Brandão-MG sempre aparecem vários quando chega a primavera e o verão.

        Resposta
        • 24 de outubro de 2021 em 10:03
          Link permanente

          Que sorte, Chrys. Embora fossem comuns na mata do entorno onde moro, por algum motivo nos últimos anos eles vêm desaparecendo. Tanto que nesta primavera até agora só unzinho deu as caras… ou as luzes de sua graça.

          Resposta
          • 22 de novembro de 2021 em 22:04
            Link permanente

            Que ser magnífico, ao primeiro instante quando apaguei as luzes e o encontrei, fiquei um pouco assustado, achei que fosse um brinquedo de meu filho porém, quando começou a se mover, o espanto foi maior, corri acender as luzes quando o vi, me encantei, pela primeira vez na minha vida pude admirar um ser tão encantador. É claro, não pode faltar muitas fotos e vídeos…

    • 3 de janeiro de 2020 em 03:41
      Link permanente

      Apareceu um aqui em casa tb! No dia 02jan2020! E vim pesquisar sobre!

      Resposta
  • 21 de dezembro de 2018 em 10:34
    Link permanente

    Eu parei nesse artigo, porque ontem a noite ele veio posou em mim, e hoje pela manhã estava aqui em casa haha parece até que estava me seguindo rs

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2018 em 17:02
    Link permanente

    Doidêra, né? E não são os olhos dele, hehehe. Este, literalmente, tem luz própria. Quase um ET. <3

    Resposta
      • 3 de novembro de 2021 em 14:16
        Link permanente

        Apareceu essa noite no meu quintal… Fiquei encantada com aquela luz … Nunca tinha visto e nem sabia que existia um inseto assim… Lindo

        Resposta
    • 1 de janeiro de 2021 em 03:10
      Link permanente

      Mano, apareceu um aqui na porta do meu banheiro, eu tentava matar ele com um chinelo mas eu parecia estar o acertando mas ele não caia nem parecia morto ai cada vez mais que eu tentava matar ele ou derruba-lo ele brilhava cada vez mais forte e eu achando que era um demônio pigmeu de tanto medo corri para o meu quarto e voltei a assistir videos e tal. ai eu fui ver la depois e tinha sumido.

      Resposta
  • 20 de novembro de 2015 em 22:12
    Link permanente

    Tem um inseto que eu vi… parece Foguinho no escuro. Loko demais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *