Cucujo: ‘besouro de fogo’ é o inseto mais brilhante do mundo

OLHOS CINTILANTES NAS NOITES DE VERÃO


Junto com o verão tropical chega o inseto mais brilhante do mundo. Adultos se espantam e crianças ficam alvoroçadas com o bicho de “olhos brilhantes” e seus 45 millilamberts de bioluminescência.

Mas não é um vagalume e nem pisca como eles. Trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido como Besouro de Fogo ou Cucujo. E é barulhento: provoca fortes estalos dobrando segmentos do corpo.

Pyrophorus noctilucus

Ele parece exibir luz contínua e brilha muito mais forte quando está estressado; sempre que o tocamos ou quando cai de alguma altura. O animal também possui uma pequena área brilhante no abdômen.

Parece ser um eficaz comportamento de defesa para confundir seus predadores, incluindo os humanos. Sim, no escuro ele parece mais assustador e maior do que seus 2 a 4 centímetros de comprimento.

Outra malandragem é o aparente torpor que exibe no vídeo acima. Sob ameaça se finge de morto mas quando espremido levemente entre os dedos dá seus estalos convulsivos, além de brilhar mais forte.

Tão logo o “perigo” se afaste, em alguns minutos o inofensivo besourinho luminoso – habitante das matas e florestas nas três Américas – volta a se movimentar. Veja uma boa galeria de ampliações aqui.

28 comentários em “Cucujo: ‘besouro de fogo’ é o inseto mais brilhante do mundo

  • 23 de julho de 2022 em 11:02
    Permalink

    Peguei um achando que era vagalume fui pesquisar estava como vagalume tec tec ,fiquei surpreso vendo essa matéria em saber q não é vagalume .

    Resposta
  • 21 de janeiro de 2022 em 08:07
    Permalink

    Bom dia ! Comigo foi diferente estávamos com um problema de encanamento em casa, aí passamos o dia concertando o encanamento em cima da casa , quando foi a noite subi com a lanterna do celular pra ver se não tinha nenhum vazamento no serviço que fizemos, mas quando cheguei em cima do telhado e me deparei com aquele inseto de olhos brilhantes confesso que fiquei espantado, e cada vez que Eu chegava mais perto dele aí que Ele brilhava mais, achei que fosse um inseto venenoso e que iria me atacar por medo tbem é claro ou por defesa próprio, só sei que acabei descendo do telhado e nem olhei se o serviço tinha ficado perfeito sem vazamento kkkkk desci Rapidamente a escada e fiquei curioso em saber sobre esse inseto, mas que bom que Ele é inofensivo, muito obg pela explicação sobre esse inseto que só aparece no verão, pra mim foi uma experiência ter conhecido esse besourinho kkkkk.

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2022 em 23:03
    Permalink

    Muito bom essa matéria. Moro na cidade e em um condomínio, mas ha alguns meses fizemos uma horta comunitária e fica bem em frente a minha janela da sala (moro no primeiro andar). E esta noite vi 6 pares de olhinhos verdes muito brilhantes, andando sobre as folhas das berinjelas. De começo pensei se tratar de vagalumes, mas estes não voavam e nem piscavam, apenas tinham os olhos bem verdes florescentes e vivos, vim pesquisar e parei aqui. Obrigada

    Resposta
  • 25 de outubro de 2021 em 20:21
    Permalink

    interessante vim pesquisar pois tem um na minha mesa a este instante, a muito tempo não tinha visto eles assim como os vagalumes que estão quase em fase de extinção…

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2020 em 11:22
    Permalink

    E tem um que é uma minhoquinha com a parte de trás brilhante

    Resposta
    • 14 de dezembro de 2020 em 21:23
      Permalink

      Meu pai achou um enquanto trabalhava. Nenhum de nós na família tinha visto um na vida. Tava pensando que não ia encontrar nada na internet, só q no fim eu acabei achando, e descobrimos algumas coisas sobre esse besourinho. Eu achei bem legal.

      Resposta
  • 29 de novembro de 2020 em 23:20
    Permalink

    Comecei no Google procurando por vaga-lumes. Depois descobri que essa maravilha era o inseto mais bioluminescente do mundo. Foi êxtase. Segurei ele por um tempo. Valeu a pena. Muito lindo.

    Resposta
  • 30 de setembro de 2020 em 08:42
    Permalink

    Sem saber do que se tratava pisei nele, as aluzes dos olhos se apagaram aos poucos. Depois fui pesquisar, qdo vi a maldade que tinha feito voltei para pega-lo , ele ja não estava mais lá no quarto. Esperou eu sair pra vazar. Que bom que sobreviveu.

    Resposta
  • 7 de janeiro de 2020 em 09:17
    Permalink

    Minha esposa me acordou na madrugada espantada com uma luz brilhante entrando no quarto kkkk, eu levei um susto, parecia alguém entrando no quarto com um celular na mão (kkkk foi o que me veio a mente na hora kkkk). Pulei da cama já em posição de Bruce Lee, mas então vi que se tratava de um inseto, nunca tínhamos visto esse inseto. Levei ele para a minha horta, mas nunca mais o vimos novamente.

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2020 em 20:54
    Permalink

    Apareceu um pra mim. Primeira vez que vi um, achei tão magnifico, que resolvi procurar mais informações sobre o inseto.

    Resposta
  • 1 de janeiro de 2020 em 21:58
    Permalink

    Apareceu um aqui em casa. Acho que é coisa boa. Um ser lindo. Dizem que é sorte. Eu acho.

    Resposta
      • 24 de outubro de 2021 em 03:48
        Permalink

        Muito legal essa matéria! Eu achava que era um vagalume. Obrigada por me esclarecer. Aqui na chácara de Bueno Brandão-MG sempre aparecem vários quando chega a primavera e o verão.

        Resposta
        • 24 de outubro de 2021 em 10:03
          Permalink

          Que sorte, Chrys. Embora fossem comuns na mata do entorno onde moro, por algum motivo nos últimos anos eles vêm desaparecendo. Tanto que nesta primavera até agora só unzinho deu as caras… ou as luzes de sua graça.

          Resposta
          • 22 de novembro de 2021 em 22:04
            Permalink

            Que ser magnífico, ao primeiro instante quando apaguei as luzes e o encontrei, fiquei um pouco assustado, achei que fosse um brinquedo de meu filho porém, quando começou a se mover, o espanto foi maior, corri acender as luzes quando o vi, me encantei, pela primeira vez na minha vida pude admirar um ser tão encantador. É claro, não pode faltar muitas fotos e vídeos…

    • 3 de janeiro de 2020 em 03:41
      Permalink

      Apareceu um aqui em casa tb! No dia 02jan2020! E vim pesquisar sobre!

      Resposta
  • 21 de dezembro de 2018 em 10:34
    Permalink

    Eu parei nesse artigo, porque ontem a noite ele veio posou em mim, e hoje pela manhã estava aqui em casa haha parece até que estava me seguindo rs

    Resposta
    • 21 de dezembro de 2018 em 11:02
      Permalink

      Lei da Atração: pessoas luminosas atraem seres igualmente brilhantes. 😉

      Resposta
  • 20 de dezembro de 2018 em 17:02
    Permalink

    Doidêra, né? E não são os olhos dele, hehehe. Este, literalmente, tem luz própria. Quase um ET. <3

    Resposta
    • 20 de dezembro de 2018 em 18:19
      Permalink

      Coismaislinda, não, querida? A gente quase vê o Darth Vader. rsrs

      Resposta
      • 3 de novembro de 2021 em 14:16
        Permalink

        Apareceu essa noite no meu quintal… Fiquei encantada com aquela luz … Nunca tinha visto e nem sabia que existia um inseto assim… Lindo

        Resposta
    • 1 de janeiro de 2021 em 03:10
      Permalink

      Mano, apareceu um aqui na porta do meu banheiro, eu tentava matar ele com um chinelo mas eu parecia estar o acertando mas ele não caia nem parecia morto ai cada vez mais que eu tentava matar ele ou derruba-lo ele brilhava cada vez mais forte e eu achando que era um demônio pigmeu de tanto medo corri para o meu quarto e voltei a assistir videos e tal. ai eu fui ver la depois e tinha sumido.

      Resposta
  • 20 de novembro de 2015 em 22:12
    Permalink

    Tem um inseto que eu vi… parece Foguinho no escuro. Loko demais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.