Fim da Páscoa: começa a temporada de ‘descarte’ dos mini coelhos
LINDO E FOFO, MAS ACABARÁ ABANDONADO
Do blog ECOnsciência
Os olhos grandes e as orelhas enormes, além do pelo macio, encantam mais na Páscoa do que em qualquer outra época do ano, é o que mostram as vendas dos minicoelhos na Semana Santa.
Só que assim que a badalação passar, o simpático bichinho vai acabar abandonado. Desse destino raros são os que escapam. Afinal, dão um baita trabalho e a criança logo, logo, enjoa — com uma rapidez digna dos próprios coelhos.
Na Páscoa, para se ter uma ideia, as vendas triplicam. Há sites que chegam a comercializar 70 minicoelhos em apenas 15 dias que precedem a Semana Santa. Cada bichinho, dependendo da raça, custa entre 80 e 100 reais.
Com medidas entre 25 e 35 cm, o coelho anão chega a pesar até 2,5 kg. Eles comem ração, frutas, folhas escuras e legumes e têm que se exercitar.
Existe até um projeto chamado Adote um Orelhudo! com um alerta: “Você não sabe se a pessoa vai ter tempo, disposição e dedicação para cuidar. E muitos acabam abandonados”.
ABANDONO E DESCARTE
Após a Páscoa dezenas e dezenas de bichos são recolhidos para a posterior e difícil adoção. É que passada a primeira empolgação, o animal começa a crescer, a dar trabalho e acaba sendo “descartado”.
O temperamento do animal, assim como o tamanho, dependerá da criação. Tem que interagir, senão ele fica arisco. E, apesar de pequenos, eles precisam de espaço. Gaiola, só para quando o coelho ficar sozinho em casa.
Portanto, no próximo ano que todos pensem um pouco melhor antes de atender por impulso ao capricho das crianças.
olá muito triste o que as pessoas fazem. Aqui no https://coelhodeestimacao.com.br nós fazemos também uma campanha contra isso. Talvez possamos publicar um conteúdo no seu site.
Olá tudo bem? Gostei do seu artigo muito legal. Nós temos um criadouro de coelho em MG queria saber se você poderia incluir no seu artigo.
https://coelhodeestimacao.com.br
pois é, e isso é bastante triste pois o pessoal compra os bichinhos naquela febre de mini coelhos e tal, pra depois largar eles, ou mesmo abandonar, isso é muito triste e desumano