Futuro sustentável das casas e prédios de luxo impressos em 3D

Impressão de casa sustentável em 3D

A VANGUARDA TECNOLÓGICA PARA AS CONSTRUÇÕES

A empresa americana ICON especializada em impressão 3D e o estúdio de arquitetura Lake|Flato uniram forças para criar o que esperam ser um novo gênero de casas que combina a tecnologia de impressão 3D com o design arquitetônico mais vanguardista.

Assim surgiu a House Zero: a primeira casa 3D pronta da América, localizada em um bairro residencial unifamiliar em East Austin, Texas. Um projeto tão fascinante quanto belo. A casa destaca-se pelas suas formas onduladas e textura canelada única, combinadas com uma expressão moderna de meados do século.

Esses edifícios são projetados em primeira mão por profissionais, alguns dos quais até projetam online. Hoje basta pesquisar “desenhar planta baixa online” ou “design house online” para encontrar um designer de casa fácil de usar.

O sistema usa impressão 3D, uma tecnologia que dispensa mecanicamente camadas de material com base em um programa de computador para caber nas paredes da casa de 2.000 pés quadrados.

No total, a casa levou pouco menos de duas semanas para ser impressa e as paredes foram feitas de um material proprietário à base de cimento apelidado de ‘lavacrete’, e com isolamento e aço para reforço.

De acordo com a Icon, sua impressora pode extrudar concreto em camadas de até 12-25 cm lineares por segundo e é capaz de imprimir casas e estruturas de até 3.000 pés quadrados.

“House Zero é o marco zero para o surgimento de linguagens de design totalmente novas e vernáculos arquitetônicos que usarão a construção robótica para entregar as coisas de que mais precisamos em nossas casas: conforto, beleza, dignidade, sustentabilidade, acessibilidade e esperança. Casas como esta só são possíveis com impressão 3D, e este é o novo padrão para o que a impressão 3D pode significar para o mundo”, explica Jason Ballard, co-fundador e CEO da ICON, descrevendo a House Zero, construída com sua enorme impressora Vulcan.

Por que está crescendo?

Segundo explicam, esse sistema substitui o método tradicional de construção que envolve várias etapas, economizando tempo, desperdício e custos.

O sistema de parede impresso em 3D usado para montar a casa reduz significativamente o tempo de construção e minimiza o desperdício de material, bem como o custo, em comparação com os métodos de construção tradicionais.

Assim, a impressão 3D oferece uma forma mais barata em todos os sentidos: requer menos energia, menos trabalhadores e práticas de uso eficiente de materiais.

A casa, que parece bastante aconchegante, tem três quartos e 2,5 banheiros, juntamente com uma unidade de habitação acessória de um quarto e um banheiro, e foi projetada para ser um edifício de energia líquida zero, com energia proveniente da própria casa utilizando fontes renováveis.

“A casa expressa nossas paixões compartilhadas por artesanato e desempenho em uma casa familiar acolhedora e confortável, construída por meio de uma maneira totalmente nova de construir. Tem sido empolgante para nossa equipe trabalhar com a ICON em um projeto residencial tão inovador e fazer parte do futuro da construção residencial”, disse Ashley Heeren, da Lake|Flato, em um comunicado à imprensa.

Além disso, as paredes de concreto são emolduradas e protegidas por elementos de madeira que lhe conferem um aspecto natural e original.

Sendo curvos, eles fixam por conta própria. O teto é finalizado com uma elegante estrutura de madeira natural, dando uma simbiose perfeita de impressão robótica e madeira que chama a atenção para a natureza atemporal da casa. O telhado é plano e sustentado por vigas que atravessam a largura da casa e balanço sobre toldos.

Janelas altas localizadas ao longo da face leste da casa foram incorporadas para permitir a entrada de luz natural na sala durante o dia, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *