Lançada rede social Participatório para jovem discutir política
SECOM ACORDA COM O BARULHO DAS RUAS
Precisou o leite derramar e a vaca quase ir pro brejo para a área de Comunicação Social do governo federal sair de seu berço esplêndido e lançar às pressas na internet o Participatório – Observatório Participativo da Juventude.
Apesar do nome esquisito, trata-se de uma rede social inspirada no Facebook, para atrair a faixa etária de 15 a 30 anos. Idealizado há um ano, o projeto dormiu na gaveta para só acordar com o barulho dos protestos nas ruas.
Assim como o Facebook, o Participatório exige o preenchimento de um cadastro e dispõe de instrumentos para seguir amigos e caixa de mensagens diretas.
A rede vinha sendo lentamente desenvolvida desde a 2ª Conferência Nacional da Juventude, no ano passado, por pesquisadores e técnicos das universidades federais do Rio e do Paraná.
DEMORÔ!
O lançamento do projeto, porém, foi incluído num pacote de medidas e apostas do governo para tentar se aproximar dos jovens e diminuir as críticas de um possível afastamento dessa faixa etária.
No primeiro dia de teste, os moderadores da rede sugeriram aos internautas debater a reforma política, o enfrentamento da violência contra a juventude negra e o direito à cidade e ao território.
Parte dos participantes discutiu os temas propostos e outros fizeram críticas e elogios ao governo e abordaram questões diversas, como o aumento do IPVA dos carros, a falta de vestiários para quem usa ciclovias e a “cultura dos enlatados do sistema capitalista”.
Numa primeira avaliação, o funcionamento é parecido com o do Facebook, só que para jovens politizados.
A rede ainda opera em caráter provisório e será lançada oficialmente nos próximos dias pela presidenta Dilma. O endereço da nova rede na internet é http://participatorio.juventude.gov.br/.
Fonte
Gostei! Tô na faixa etária ainda, rsrsrs
Queria mandar uma lembrancinha pra vcs e pra Wal, daqui da Argentina, mas não tem como anexar.