Nuvens que parecem fantasmas indicam tempestades e tempo ruim
VISÃO FANTASMAGÓRICA
Do blog ECOnsciência
A bela e impressionante imagem (abaixo) de nuvens do tipo mammatus no céu dourado de Nebraska, nos EUA — feita pelo fotógrafo Carsten Peter para a National Geographic –, passou boa parte do fim de semana ilustrando a página inicial do Último Segundo, no portal iG.
Não resisti e corri atrás do Google para encontrar ótimas séries de fotos deste fenômeno, que ocorre com certa frequência nas grandes planícies norte-americanas, na região central dos Estados Unidos.
Já na Wikipédia ficamos sabendo que mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de “bolsas” que se formam na base de uma nuvem.
O termo foi adotado devido à associação com o formato de mamas ou seios.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Também podem ocorrer em “trilhas de condensação” (nuvens artificias provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânica.
Nuvens do tipo mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.
* * *