Obra de arte substitui anúncio em outdoor nos locais públicos
CONTRA A POLUIÇÃO VISUAL NAS CIDADES
Ninguém suporta mais a poluição dos outdoors com publicidade nos logradouros públicos. Na Europa, Paris e Milão saíram na frente e estão substituindo os anúncios por painéis com obras de arte.
As ruas, avenidas e praças, de repente, começam a se transformar em verdadeiras galerias de arte a céu aberto. Por onde você ande, se depara com um clássico de algum grande mestre da pintura.
O projeto, que foi lançado com um nome divertido – “Meu Deus, quem roubou as minhas propagandas?” – foi imediatamente aceito e aplaudido pela população. As pessoas tiram fotos dos cartazes.
Coisa simples de entender: pesquisas em todo o mundo mostram como o cidadão se sente aturdido com o excesso de anúncios publicitários em todos os lugares, emporcalhando a paisagem urbana.
São milhares de peças de propaganda que invadem todos os espaços, não apenas os privativos, mas também aqueles reservados ao público, como ruas, avenidas, praças, parques e galerias de metrô.
Afinal, por que a população é obrigada a ver anúncios em qualquer direção para onde dirija o próprio olhar? Quem fatura com a prática? Para onde vai o dinheiro? Aí está um exemplo a ser copiado.
Mais exemplos em Lumières de la Ville