Pingente erótico com mulher nua envolvida por uma serpente
FANTASIA DA ARTE JOALHEIRA NO MAIS PURO ÊXTASE
Presente em todas as culturas de qualquer época, a serpente é o símbolo que mais fortemente encerra uma complexidade de arquétipos e intrigantes paradoxos.
Sua imagem mitológica está associada à essência primordial da natureza, à fonte original de vida, ao princípio organizador do Caos, anterior à própria Criação.
Na Bíblia, no Antigo Testamento, Eva foi tentada pela serpente para comer a maçã da árvore do Bem e do Mal. Por isso, acabou expulsa do Paraíso junto com Adão.
Na mitologia hindu, a serpente está associada à kundalini, denominação da energia sexual e vital do ser humano que transita entre os chakras no corpo físico.
Um dos signos da astrologia chinesa, suas principais características são: sabedoria, elegância, prudência, discrição, mistério, sedução, sensualidade…
Para Freud, pai da moderna psicanálise, a serpente representa o símbolo fálico masculino, o pênis. Daí sua associação à sexualidade e ao desejo sexual insconsciente.
Já, segundo Jung, o fundador da psicologia analítica, elas revelam o conflito interno entre a mente e o instinto, marcado pela repressão de sua natureza básica.
Como, ao fim e ao cabo, tudo transita pelo campo do erotismo, o designer austríaco Ferenc Papp deu sua contribuição ao tema com esta instigante bijuteria de prata.
Sob a forma de longo pingente com 8 cm de comprimento, o corpo nu de uma mulher surge envolvido por gigantesca e insinuante serpente. Arte em puro êxtase.
Clique nas imagens para ampliar originais e nos links destacados no texto para saber mais.