Programa ‘Fantástico’ da TV Globo acelera queda no Ibope
O FANTÁSTICO DECLÍNIO NA AUDIÊNCIA DA TV GLOBO
Suponha, apenas para efeito de comparação, que você dominasse de maneira imperial algum tipo de comércio numa determinada região desde o ano de 1973. Até que, mais de três décadas depois, aparecesse algum concorrente com energia e petulância suficientes para desafiar o seu monopólio, o seu poder absoluto, a sua supremacia e controle (inclusive de preços) sobre o clientes.
E aí — ô, danação! –, você entraria em parafuso? Claro que sim, seu arrogante acomodado (agora, apesar da pose, prestes a entrar em processo irreversível, sem volta, de falência). Pois é dessa forma, guardadas as devidas proporções e sem entrar no mérito do “serviço prestado” (que é ruim mesmo, em ambos os casos), que a notícia deve ser analisada e, se possível, compreendida:
O programa “Fantástico” perdeu 42% em audiência em SP nos últimos sete anos. Foi nesse período que o dominical da (decadente) Rede Globo passou a sofrer a concorrência (incontrolável) do “Domingo Espetacular”, da Record. Ambos duelam pelo mesmo perfil de público (classes C e D) e são exibidos no dia e horário mais caro da TV brasileira — o domingo à noite.
O “Domingo Espetacular” estreou em abril de (Record) como réplica estética de seu concorrente. Tinha à frente também um ex-global (Celso Freitas), e vários quadros semelhantes aos do “Fantástico”, o que foi apontado como um tipo de plágio — na verdade, uma prática comum adotada por todos os canais de TV brasileiros.
A disputa pelo domingo se tornou agressiva nos últimos ambos, com suspeitas até de espionagem entre as equipes e produções. Como estratégia, a Globo passou inclusive a atrasar a chamada semanal que faz do “Fantástico”, pois várias vezes viu uma “grande matéria” aparecer no concorrente, e antes.
Em contrapartida, por várias vezes a Record adiantou o “Domingo Espetacular” em seu horário, para antecipar matérias, casos e entrevistas que a Globo eventualmente também tivesse.
A tática da Record com o “Domingo Espetacular” vem dando frutos. Em porcentagem, 100% de crescimento no ibope em sete anos de vida.
Resumo da ópera: existe alguma coisa em marcha que ainda não foi devidamente esclarecida. É óbvio que essa movimentação dos telespectadores não se dá pela qualidade dos cardápios oferecidos, até porque o prato-feito de um tem o mesmo sabor do outro, igualmente insípido e inodoro. Quem se arrisca, então, a um palpite?
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Prezada amiga, é com prazer inenarrável que compartilho da sua alegria sincera pela alvissareira notícia. Já não era sem tempo, estarmos todos aqui para assistir de camarote a derrocada do Império. E tem gente que ainda não acredita! UASHUASHUASHUASH!!!