Receita portuguesa de Bacalhau à Dantas, mas com cachaça
A Cachaça da Happy Hour (em 11/12/2009)
O nome desse prato originário do norte de Portugal é Bacalhau à Dantas — nada a ver com o banqueiro Daniel Dantas, aquele que o Gilmar Mendes, do STF, não deixou prender de jeito nenhum por ocasião da Operação Satiagraha, comandada pelo delegado Protógenes Queiroz.
A receita é extremamente simples e o charme está no uso da cachaça como tempero especial. Os portugueses, é obvio, utilizam na formulação a sua tradicional aguardente bagaceira. Eu experimentei com a cachaça Araci envelhecida e ficou simplesmente delicioso.
Vamos então aprender como se faz o Bacalhau à Dantas?
Ingredientes:
. 4 postas de bacalhau
. 4 cebolas
. 4 dentes de alho
. 1 folha de louro
. azeite extra virgem
. 2 copos de leite
. 1 copo de cachaça amarela de qualidade
. 1 kg de batatas
. 1 colher de sopa de manteiga
. 1 folha de louro
. farinha de trigo
. sal
. pimenta do reino
. colorau
Modo de preparar:
Deixe as postas de bacalhau de molho para reidratar e retirar o excesso de sal. Seque as postas, passe-as na farinha de trigo e depois regue-as com 1 copo de leite fervendo. Frite as postas em azeite bem quente até que fiquem ligeiramente douradas.
Forre o fundo de uma travessa untada em manteiga com rodelas de cebolas finas, alho picado ou fatiado, uma folha de louro e pimenta do reino. Em cima coloque as postas de bacalhau, sobre elas despeje um copo de cachaça e polvilhe com colorau. Regue com azeite.
O purê não tem mistério: descasque as batatas para cozinhá-las em água temperada com sal. Eu costumo colocar uns dois dentinhos de alho socado para ferver junto e acentuar o paladar.
Depois de cozidas, esprema as batatas, misture com a manteiga e junte leite quente (1 copo + ou -) batendo energicamente para obter um purê firme e fofo, sem grumos. Para isso todos os ingredientes devem estar quentes.
Rodeie as postas de bacalhau com o purê e leve ao forno aquecido a 190ºC até dourar. Enfeite com salsa e sirva quente acompanhado de uma boa salada mista.
Depois… é só correr para o abraço.
* * *
ja comi mas faz muito tempo.vou fazê-lo,pois tenho a bagaceira .um abraço e feliz ano novo