Sai a segunda edição da cartilha Viaje Legal, guia de bolso para turistas
VIAJE LEGAL
Entre os piores aborrecimentos que podem acontecer numa viagem de férias estão os imprevistos como cancelamentos de voos, overbooking [superlotação] em hotéis e violações do direito do consumidor.
Mas para ajudar o turista a não ter problemas durante suas viagens, o Ministério do Turismo lançou para download gratuito a segunda edição do guia de bolso Viaje Legal.
A cartilha, disponível na página da campanha na Internet, ainda traz dicas sobre como planejar e organizar o passeio, assim como aproveitar melhor o destino escolhido.
Os temas abordados pelo guia foram baseados nas reclamações e denúncias que o MTur recebe e em informações de outros órgãos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Infraero e Ministério da Saúde.
Outra proposta do guia é deixar mais fácil de entender várias informações da legislação atual que possam ajudar o turista.
O guia traz recomendações sobre compra de pacotes de viagem, transporte de animais, quebra de contrato de serviços turísticos, ingresso de produtos de origem orgânica no Brasil e cuidados com a documentação exigida para embarque em ônibus e aeronaves.
Nao é só isso: também auxilia o viajante sobre como proceder diante de situações como extravios de bagagem, contaminação por alimentos e acidentes com animais peçonhentos.
Pela página da campanha Viaje Legal na Internet, o viajante também pode acessar o Cadastur, sistema no qual é possível consultar empresas e profissionais do setor regularizados no Ministério do Turismo.
A primeira versão do guia havia sido lançada em janeiro de 2011. Para o MTur, o ideal seria sempre publicar os guias no período que antecede as férias escolares e fazer a distribuição em aeroportos, rodoviárias e centros de atendimento ao turista.
Visto na Agência Brasil