Serralheria artística: letreiros para os roteiros vinícolas
PLACAS DE METAL COM MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR
Genuínas obras de arte da metalurgia e serralheria. É como se deve definir os letreiros que chamam a atenção para as adegas ao longo da estrada do champanhe, na região da montanha de Reims, na França.
Características de todo o famoso roteiro vinícola, as placas de forte influência medieval fixadas nas paredes perpendicularmente às calçadas – para que sejam notadas à distância – têm muita história para contar.
Nelas, pode-se observar o árduo e ao mesmo tempo prazeroso trabalho nos vinhedos, do plantio das uvas à degustação dos vinhos, até as magias etílico-alquímicas dos capuchinhos na solidão das abadias.
Tudo de uma forma em que o próprio nome da taberna fica em segundo plano. Bastante diferente dos atuais conceitos de marketing, em que são destacados nomes e logos que não dizem rigorosamente nada.
Enquanto na Europa os letreiros de metal forjado se mantêm – e se expandem! – como atrações turísticas, no Brasil apenas algumas poucas empresas se empenham em manter viva a tradição artística e cultural.
Clique nas imagens para ampliar e nos links destacados no texto para ver e saber mais.