Símbolo 3D de fábrica de torneiras na fachada de hotel em Paris
ESCULTURA RETRÔ FEITA COM ARAMADO DE LATÃO
No Brasil, quando empresas e lojas velhas encerram suas atividades, uma das primeiras providências do novo proprietário do imóvel ou estabelecimento é eliminar todo e qualquer vestígio do antigo ponto comercial. A existência do empreendimento anterior é simplesmente deletada da memória coletiva.
Na França, ao contrário, os caras fazem questão de preservar, restaurar ou manter intactas as principais características que fizeram a fama do endereço ou tornaram o negócio original conhecido do grande público. Essa tradição vale para as instalações físicas e até para o nome fantasia na logomarca.
Foi o que fizeram os empreendedores que adquiriram o prédio situado no número 17 da rua Robert Blanche, em Paris, onde desde 1930 funcionou uma fábrica de torneiras de latão. Mesmo com o aspecto industrial mantido, o lugar foi aparelhado como hotel três estrelas, bistrô, restaurante e choperia.
O nome segue o mesmo – Le Robinet d’Or (ou A Torneira de Ouro), a fachada retrô foi revitalizada e, acima dos letreiros, brilha o símbolo que identifica de longe o local: uma enorme torneira em 3D, feita com uma espécie de aramado montado com pedaços de varetas de metal. Dourado, naturalmente.
Clique nas imagens para ampliar e nos links destacados no texto para ver e saber mais.