Tomate melhora espermatozoides e aumenta fertilidade masculina
NOVA ESPERANÇA PARA CASAIS SEM FILHOS
Um composto-chave no tomate pode aumentar a fertilidade masculina em até 70%. Licopeno é o agente que dá a cor vermelha brilhante ao fruto, mas também melhora a qualidade dos espermatozoides.
A nova pesquisa revelou que o nutriente natural, também responsável pela coloração rubra em outros vegetais, aumenta a contagem de espermazoides, trazendo nova esperança para casais sem filhos.
Há uma suposição de que a infertilidade é uma questão apenas feminina, porque são as mulheres que dão à luz os bebês, mas metade dos problemas relativos à fecundidade está relacionada aos homens.
O relatório, que foi publicado pela Clínica Cleveland de reprodução humana, em Ohio, EUA, revisou e ampliou 12 estudos complexos realizados por diferentes grupos médicos em todo o mundo.
EFEITOS BENÉFICOS NA PRÓSTATA
Todos mostraram que o licopeno melhorou a contagem e velocidade de natação dos espermatozoides, reduzindo consideravelmente o número das células reprodutivas consideradas “anormais”.
Ashok Agarwal, diretor do Centro de Medicina Reprodutiva da clínica, que liderou a investigação, disse que era parte de um padrão geral o licopeno beneficiar os órgãos reprodutores masculinos.
Outros estudos têm mostrado que o nutriente antioxidante também reduz doenças da próstata, a glândula que armazena o fluido seminal, e pode retardar ou mesmo travar o avanço do câncer.
A equipe médica já começou os ensaios práticos, com suplementos de licopeno para homens com infertilidade inexplicada. Os especialistas esperam anunciar os resultados já no próximo ano.