Uso do Botox torna as pessoas menos atraentes, revela pesquisa
NINGUÉM FICA MAIS DESEJÁVEL COM TOXINA
A maioria das pessoas aplica Botox movida pela crença de que estará tornando a sua aparência mais jovem, mais saudável e mais atraente. Santa e cara ilusão: o resultado prático é exatamente o oposto.
Ninguém fica mais bonito com o tratamento, segundo estudo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology — o primeiro a analisar opiniões sobre os procedimentos cosméticos injetáveis.
As fotos de dez mulheres, tiradas antes e depois dos enchimentos com Botox, foram apresentadas a 150 voluntários ingleses. Eles garantiram que as pacientes ficaram menos atraentes após as agulhadas.
A injeção do gel botulínico sob a pele serve para adicionar volume ao rosto, bloqueando a liberação do neurotransmissor acetilcolina, um mensageiro químico que controla a contração dos músculos faciais.
Com o tempo, os nervos reconstituem a antiga capacidade de liberar o mensageiro químico, permitindo que os músculos recuperem a sua função. Isso, normalmente, leva vários meses.
O cirurgião plástico londrino Michael Prager, chefe da pesquisa, concluiu que o movimento dos músculos ao redor da área dos olhos é extremamente importante para a empatia expressiva.
“Se, por um lado, as pacientes ficam livres dos pés de galinha, por outro a sucessão de tratamentos deixa o rosto congelado. Daí a queda de atratividade causada pelo uso contínuo do Botox”, resumiu.
Original do estudo completo aqui