Blogosfera progressista brasileira entra na idade da razão
A REVOLUÇÃO DA MATURIDADE NOS BLOGS
“A blogosfera política brasileira tornou-se madura, forte, plural, mais combativa do que nunca.
Os blogs progressistas são abastecidos por combustível humano, um público crescente. Por trás do processo, está ainda o que poderíamos chamar de ‘revolução da maturidade’.
Até os anos 70, e mesmo nos anos 80, os jovens sempre dominavam as manifestações políticas simbólicas.
A partir de meados dos anos 2000, tínhamos uma juventude convenientemente dopada por décadas de imperialismo estadunidense e cansada do radicalismo ideológico da geração anterior.
Ou seja, totalmente desmotivada para a luta política.
E eis que chega a internet, permitindo que pessoas de todas as idades – sobretudo as mais velhas – exercessem a sua cidadania mesmo sem a disposição para sair na rua gritando palavras de ordem e empunhando bandeiras.
O indivíduo pacato, de meia idade, de repente viu a chance de ser protagonista na luta ideológica da comunicação. E o foi, com incrível galhardia.
A blogosfera política progressista nascera e dispunha de um exército intelectual. Um exército diferente, sem comando vertical, sem hierarquia, composto por gente calejada.
Um exército de guerreiros livres, ligados entre si apenas por um punhado de velhas e boas ideias nacionalistas.
Quase todos marcados pelo longo e terrível silêncio que se lhes impuseram, através da brutalidade dos coturnos, primeiro, e pelo poder de uma mídia concentrada e monolítica, em seguida.”
—
Íntegra, de Miguel do Rosário, um dos mais brilhantes blogueiros da atualidade, em O Cafezinho.