Piloto se distrai com celular e quase derruba avião de passageiros

Telefone celular quase derruba avião

PERIGO NO AR

A Cachaça da Happy Hour

Cruz credo! Se já está mais do que provado que utilizar o telefone celular ao volante pode provocar acidentes seríssimos no trânsito, imagina o estrago se isto envolver um avião daqueles grandões.

Pois foi o que aconteceu com um piloto que quase derrubou uma aeronave com capacidade para 220 passageiros porque se esqueceu de baixar o trem de pouso no momento da aterrisagem, ao se aproximar do aeroporto de Singapura.

O piloto que já possuía mais de 13.000 horas de voo de experiência e, portanto, conhecia muito bem os procedimentos para aterrissar um aparelho desse porte, fez uma caca daquelas.

Quando o avião chegou a uma altitude crítica de 2.000 pés, o celular do comandante começou a chamar. O que o irresponsável fez então? Isso mesmo, atendeu.

Aí, distraído com as mensagens de texto bobocas que chegavam a seu telefone, se esqueceu de baixar o trem de pouso.

Quando percebeu o engano, era tarde demais — e um alarme já soava na cabine dizendo estavam voando baixo demais para ativar o trem de pouso com segurança.

Mas, por sorte, conseguiu arremeter — a apenas 150 metros do chão — e, posteriormente, pousar com segurança.

A Jetstar, companhia aérea responsável pelo voo JQ57, decidiu incluir preventivamente essa lição no treinamento dos novos pilotos e introduziu uma série de novos procedimentos para evitar que, futuramente, esse tipo de incidente possa ocorrer novamente.

Com TecMundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *